No topo do Monte Lico, ao norte de Moçambique, encontra-se algo impensável. Há uma selva tropical escondida em penhascos rochosos com mais de 125 metros de altura.

Os habitantes locais conheciam esta floresta majestosa que permaneceu virgem e escondida até que um professor, Julian Bayliss, a encontrou observando fotos de satélites 6 anos atrás.

A descoberta foi tornada pública no ano passado no Oxford Nature Festival, e, desde então muitas pessoas têm demonstrado um interesse incomum, justifica-se pelo fato de que ela se pareça com um oásis no meio do deserto rochoso, de difícil acesso e com uma riqueza de biodiversidade, até então desconhecida.

Mas, isso nos faz pensar: com a curiosidade dos seres humanos e seu interesse em explorar a natureza, quão bom é para as pessoas entrarem nesses lugares virgens?

Enquanto que, cada segundo destrói o equivalente a um campo de futebol florestal em todo o mundo, lugares nunca tocados pelo homem estão se tornando cada vez menos. E, de fato, Bayliss acredita que a Lico poderia ser uma das florestas mais puras da Terra.

Bayliss, juntamente com o seu colega, Dr. Phil Platts, cavaram por dois dias para chegar ao leito rochoso da floresta e observar as camadas do solo, para conhecer a história do passado de Lico, segundo o The Guardian.

Segundo Platts, “Esta floresta oferece uma visão única dos efeitos das mudanças climáticas nas florestas ao longo do tempo”.

Em Lico existem plantas e animais que permaneceram protegidos pelas mesmas falésias e apesar de estarem localizados em uma fortaleza rochosa, a floresta de Lico é vulnerável a mudanças climáticas, como qualquer outro ecossistema do planeta.

Os pesquisadores coletaram amostras do solo, que contêm informações sobre as plantas que cresceram, os incêndios que queimaram e a água que fluiu, os dados serão compartilhados em arquivos de acesso aberto, permitindo as pessoas ao redor do mundo investigar este local único, sem necessidade de mais perturbações.

No entanto, os pesquisadores não foram os únicos a chegar a Lico, pois encontraram vasos antigos, colocados de forma cerimonial perto de um córrego que termina em uma cachoeira próxima ao penhasco. A razão pela qual eles foram colocados lá é desconhecida. Este é um dos mistérios contidos neste lugar incomum.

Share
Categorías: Portuguese


Video Destacados

Ad will display in 09 seconds

DESTACADAS Ver más