Nicholas Winton morou na casa de seus pais localizada no Reino Unido, poucos meses antes do início da Segunda Guerra Mundial, naquela época ele não sabia que se tornaria o anjo da guarda de centenas de crianças em Praga.

Winton, nascido em 1909 na cidade de Londres, tinha 39 anos quando seu amigo Martin Blake lhe contou sobre a situação que estava acontecendo nos campos de refugiados na República Tcheca, especialmente com as crianças judias que estavam lá.

A maioria dessas crianças vivia em condições degradantes, por isso Nicholas foi a esta nação, instalou um escritório improvisado no hotel onde estava hospedado e começou a elaborar um plano para resgatá-las.

Os pais que ouviram sobre sua missão estavam se dirigindo a ele na esperança de que ele pudesse salvar seus filhos alguns dias após o início da guerra.

Ele contatou vários embaixadores, mas apenas dois responderam, o governo britânico e o sueco. O embaixador britânico disse-lhe que só receberiam menores de 18 anos se primeiro encontrassem uma família para recebê-los.

Por outro lado, o governo sueco aceitou o plano de Nicholas e decidiu receber o maior número possível de crianças.

Os transportes foram feitos por barco e avião. Quando os londrinos aceitaram maciçamente receber as crianças, tudo parecia ir pela boca.

A certa altura, em que centenas de crianças haviam fugido e se estabelecido em suas novas casas, uma tragédia que não era esperada aconteceu, a invasão nazista começou e um trem com 250 crianças deixando Praga desapareceu.

Apesar do incidente infeliz do último trem, o grande trabalho de Nicholas Winton salvou a vida de 669 crianças; no entanto, ele manteve para si mesmo até que sua esposa descobriu sobre o que aconteceu 50 anos depois.

Ela o encontrou lendo o jornal Winton em que estavam os nomes dos jovens, por esta razão, ela os procurou e um programa que foi transmitido ao nível nacional, foi feita uma homenagem surpresa que mostramos no vídeo abaixo.

videoPlayerId=e18834b8d

Ad will display in 09 seconds

Share
Categorías: Portuguese


Video Destacados

Video Destacados

Ad will display in 09 seconds

Esta mulher cuida de alguns animais muito especiais em forma e tamanho. Que curioso!

DESTACADAS Ver más