Um grande tubarão branco foi visto na costa sul de Maiorca.

Os cientistas fotografaram as mandíbulas de 16,5 polegadas (mais de 40 cm) antes de revelar o encontro histórico, através de redes sociais.

O tubarão, que perambulava perto da ilha habitada de Cabrera, no sul de Maiorca, foi visto por volta das 10 da manhã.

A expedição científica Alnitak, liderada pelo biólogo Ricardo Sagarminaga van Buiten, fez o anúncio em sua página no Facebook, se referindo ao tubarão pelo seu nome científico Carcharodon carcharias.

“O grande tubarão branco foi o primeiro deste tipo avistado em águas espanholas em 30 anos”, disse Alnitak.

Ele disse que a equipe localizou e documentou o tubarão a 8 milhas (cerca de 12 km) da ilha de Cabrera em águas perto do Parque Nacional de Cabrera e permaneceu com ele por cerca de 70 minutos.

“Nos últimos anos, houve possíveis avistamentos, não confirmados e vários rumores, mas, esta é a primeira observação científica da presença do tubarão branco, em águas espanholas, em pelo menos 30 anos que pode ser documentada”, disse Alnitak.

Nesta ocasião, este avistamento histórico foi fotografado, filmado e contemplado por uma equipe de 10 pessoas de cinco países.

Alnitak, um projeto de pesquisa, educação e conservação, disse que dois estudantes bolsistas de 16 anos estavam entre os que testemunharam o tubarão.

Os grandes tubarões brancos são uma das 47 espécies de tubarões que dizem assombrar o Mediterrâneo e um dos mais comuns na Espanha é o tubarão azul.

Eles foram culpados por uma série de recentes fechamentos de praia que afetaram turistas.

No início deste mês de Junho, foi visto na popular praia de Arenal d’en Castell em Menorca.

Cabrera foi usado para abrigar prisioneiros franceses, durante as guerras napoleônicas e permaneceu uma zona militar até a década de 1980.

É a maior ilha do pequeno arquipélago ao sul de Maiorca, que inclui outras 10 ilhotas.

videoPlayerId=ddc31ecc2

Ad will display in 09 seconds
Share
Categorías: Portuguese


Video Destacados

Ad will display in 09 seconds

DESTACADAS Ver más