Hoje apresentamos um vídeo realmente impressionante sobre um dos fenômenos naturais mais surpreendentes da natureza.

Publicado por Great Big Stories no YouTube, o vídeo mostrará como um jovem cientista local, André Ruzo, fez a descoberta do Shanay-timpishka, o extraordinário rio fervente do Peru em 2011.

Em suas crônicas, os conquistadores espanhóis que sobreviveram às expedições pela selva peruana contaram a lenda do rio da Amazônia, o rio que fervia e que era perigoso se aproximar.

Só que aparentemente não era uma lenda.

O surpreendente é que, ao contrário de outros rios termais, não há vulcão nas proximidades da região. O nome dado ao rio pelos locais remete a uma tradução que tem o significado “fervido com o calor do sol”. Será?

Então, por que ele ferve?

Segundo Ruzo, isso se deve às águas termais alimentadas por falhas, mas sua teoria ainda não foi corroborada pela comunidade científica.

Agora, de que temperatura estamos falando?

Bem, aquele que impossibilita a submersão nesse rio, já que atinge 97ºC em seu ponto mais quente.

Não é incrível? Ruzo conta no vídeo que dá para sentir o quão quente é em torno do rio, e o quanto é arriscado chegar tão perto das águas.

No vídeo que deixamos à sua disposição, você descobrirá detalhes mais reveladores sobre essa maravilha da natureza, que é melhor contemplar de uma distância prudente.

videoPlayerId=6e882c3e1

Ad will display in 09 seconds

Share
Categorías: Portuguese


Video Destacados

Ad will display in 09 seconds

DESTACADAS Ver más