As baleias jubarte, no leste da Austrália, viajam em um ciclo constante em que migram dos recifes da Grande Barreira de Corais na costa de Queensland, onde elas dão à luz a seus filhotes, na Antártida, é um lugar onde elas se alimentam.

Em sua casa – nas grandes extensões do oceano – você pode ouvir a música impressionante das baleias jubarte como visto no vídeo.

Atualmente, devido à poluição e caça, vários sistemas ambientais ao redor do mundo estão em colapso e as espécies são extintas a uma taxa inigualável.

No entanto, as baleias jubarte leste da Austrália estão fazendo uma recuperação notável. Sem dúvida, elas se tornaram tesouro nacional da Austrália e em um símbolo de esperança para o nosso meio ambiente em risco.

A primeira música gravada de baleias jubarte

Quase meio século atrás nas mãos da indústria baleeira, estes animais foram caçados maciçamente, o que os colocou muito perto da extinção.

Em uma entrevista com a BBC, o Dr. Roger Payne, um biólogo americano que estuda os mamíferos marinhos há mais de 50 anos relatou que decidiu fazer algo para reverter esse dano e para saber mais sobre estes cetáceos.

É por isso que viajou para Bermuda em 1967, onde conheceu o engenheiro acústico, Frank Watlington, que estava gravando alguns sons curiosos no mar.

“Ele tinha um terminal conectado a um cabo submarino extremamente longo para um microfone de um hidrofone que cruzou o que foi gravado na água,” contou à BBC.

Desde o primeiro momento, devido ao seu forte volume, eles assumiram que eram sons que vinham de baleias, uma vez que pequenos animais não seriam capazes de produzi-los.

“Me pegou completamente de surpresa. Comecei a ouvir essas implantações virtuosas espetaculares e musicais”, disse ele. “Foi um sentimento profundo que absorvi como nenhuma outra coisa que já tivesse ouvido.”

Lições da história foram muitas e graças a eles que aprendemos com os nossos erros. Estamos cada vez mais conscientes dos cuidados que devemos ter para viver de uma forma mais harmoniosa em nosso planeta.

Assista ao vídeo e se você ama a beleza da natureza, compartilhe com seus entes queridos.

videoPlayerId=190d9a29e

Ad will display in 09 seconds

Share
Categorías: Portuguese


Video Destacados

Ad will display in 09 seconds

DESTACADAS Ver más